Metodologia e Técnica de Pesquisa II – Pesquisa Qualitativa
Sugestões de Filmes
Aspectos Gerais: os filmes estão sugeridos em função de três linhas mestras: a) a relação sujeito/objeto; b) a tensão entre narrativa e autoria; e, c) a interação inter e intra-grupos. Esses aspectos estarão salientados entre parêntesis, na ordem de um por filme, o que não significa que ele é o único ponto.
Arte: Goya (sujeito/objeto); Os Amores de Picasso (idem); Modigliani (idem); Moça do Brinco de Pérola (idem); Henry e June (narrativa); Pergunte ao Pó (sujeito/objeto); O Baile (narrativa); Nós que nos Amávamos Tanto (sujeito/objeto); All that Jazz (narrativa); Amadeus (sujeito/objeto); Carmem (narrativa); Mephisto (narrativa); Em Busca da Terra do Nunca (interação); Frances (interação); Camille Claudel (narrativa); Frida Kahlo (sujeito/objeto); Minha Amada Imortal (narrativa); Carrington – Dias de Paixão (interação); Basquiat (narrativa); Studio 54 (interação); Agonia e Êxtase (narrativa); Oito e Meio (interação); O Carteiro e o Poeta (narrativa).
Reportagem: Todos os Homens do Presidente (narrativa); Capote (sujeito/objeto); Os Eleitos (interação); O Informante (interação); Abril Sangrento (narrativa).
Ficção Política: Nixon (narrativa); JFK (sujeito/objeto); Os Donos do Poder (sujeito/objeto); Segredos do Poder (narrativa); O Articulador (sujeito/objeto); Boa Noite, Boa Sorte (interação); 1984 (sujeito/objeto); Síndrome da China (sujeito/objeto); Rede de Intrigas (sujeito/objeto); A Lista de Schindler (interação); Nascido em 4 de Julho (interação); Cidadão Kane (narrativa); Salvador – O Martírio de um Povo (narrativa); Wall Street (narrativa); A Firma (interação); A Vida é Bela (sujeito/objeto); Dança com Lobos (narrativa); Bob Roberts (interação); Roma Cidade Aberta (narrativa); A Conversação (sujeito/objeto); A Chinesa (sujeito/objeto); Sob Fogo Cerrado (narrativa); Aguirre, a Cólera dos Deuses (interação); Rosa Luxemburgo (narrativa); Mississipi em Chamas (interação); Missing (interação); Muito Além do Jardim (sujeito/objeto); Adeus, Lênin (sujeito/objeto); O Último Imperador (narrativa); A Classe Operária vai ao Paraíso (sujeito/objeto); A Intérprete (narrativa); Julgamento Final (interação).
Brasileiros: Memórias do Cárcere (sujeito/objeto); Terra em Transe (narrativa); O Casal (narrativa); Bar Esperança (interação); Pixote (interação); Central do Brasil (narrativa); Olga (narrativa); Eu sei que vou te amar (sujeito/objeto); Eu te Amo (sujeito/objeto); Tenda dos Milagres (narrativa); A Idade da Terra (sujeito/objeto); O Auto da Compadecida (narrativa); Muito Além do Cidadão Kane (narrativa); Dedé Mamata (interação); Jango (narrativa); Anjos da Noite (interação); A Dama do Lotação (sujeito/objeto); Eles não usam Black-Tie (narrativa); Bye-Bye Brasil (narrativa); Lavoura Arcaica (interação); Um Copo de Cólera (sujeito/objeto); Anjos do Arrabalde (narrativa); Terra Estrangeira (narrativa); Toda Nudez Será Castigada (narrativa); Central do Brasil (narrativa).
Guerra: O Mais Longo dos Dias (interação); Patton (sujeito/objeto); A Queda (narrativa); Apocalypse Now (tudo junto); O Franco Atirador (interação); Além da Linha Vermelha (narrativa); Johnny vai à Guerra (sujeito/objeto); Nascido para Matar (sujeito/objeto); Os Gritos do Silêncio (sujeito/objeto); A Cruz de Ferro (narrativa); Círculo de Fogo (sujeito/objeto); Irmandade de Guerra (sujeito/objeto); Tempo de Glória (interação); Lawrence da Arábia (narrativa); Matemática do Diabo (narrativa); Cinzas da Hora (narrativa); Macarthur (interação); Capitão Corelli (interação); Mediterrâneo (narrativa); Falcão Negro em Perigo (narrativa); Fomos Heróis (interação); Paralelo 49 (narrativa); Midway (narrativa); Pearl (interação); Código de Guerra (interação); O Resgate do Soldado Ryan (narrativa); U-571 – A Batalha do Atlântico (narrativa); Treze Dias (narrativa); Soldados ou Santos (narrativa).
Existenciais: Mannhattan (narrativa); Interiores (interação); Fanny e Alexander (narrativa); O Ovo da Serpente (sujeito/objeto); O Sétimo Selo (narrativa); Cenas de um Casamento (sujeito/objeto); A Insustentável Leveza do Ser (sujeito/objeto); Face a Face (sujeito/objeto); Sonata de Outono (interação); O Cão Andaluz (sujeito/objeto); Despedida em Las Vegas (interação); La Dolce Vita (sujeito/objeto); O Medo do Goleiro diante do Pênalti (interação); Entre umas e Outras (interação); A Era do Rádio (interação); Derzu Uzala (narrativa); Jules e Jim (sujeito/objeto); Nashville (interação); O Cozinheiro, O Ladrão, sua Mulher e o Amante (interação); Cold Mountain (interação); Juventude Transviada (interação); O Reencontro (interação); O Melhor Ano do Resto de Nossas Vidas (interação); Gritos e Sussurros (sujeito/objeto); A Festa de Babette (interação); Carne Trêmula (sujeito/objeto); Revelações (interação); Dogville (interação); Ata-me! (sujeito/objeto); A Felicidade não se compra (sujeito/objeto); Não fale com Estranhos (narrativa); Tudo sobre minha Mãe (narrativa); Má Educação (interação); Dançando no Escuro (narrativa).
Gangster: Era uma vez na América (interação); O Poderoso Chefão I, II e/ou III (interação); Os Bons Companheiros (narrativa); O Pagamento Final (narrativa); Bugsy (sujeito/objeto); Donnie Brasco (interação); Estrada da Perdição (sujeito/objeto); Desafio no Bronx (sujeito/objeto); Bonnie and Clyde (interação); Gangues de Nova York (interação); Fogo contra Fogo (interação); Os Intocáveis (interação); Caminhos Perigosos (interação); Chinatown (interação); O Preço de uma Traição (interação).
Terrorismo: Munich (sujeito/objeto); Fahrenheit (narrativa); O Senhor das Armas (sujeito/objeto); O Peso de um Passado (sujeito/objeto).
Históricos/Épicos: Novecento-1900 (narrativa); Retratos da Vida (narrativa); Tróia (narrativa); Alexandre (sujeito/objeto); Cromwell (sujeito/objeto); Henrique V (sujeito/objeto); Danton – O Processo da Revolução (sujeito/objeto); Reds - Os Dez Dias que abalaram o Mundo (sujeito/objeto); Excalibur (narrativa); Adeus, Meninos (interação); Sacco e Vanzetti (narrativa); Ran (narrativa); Ben-Hur (narrativa); Os Dez Mandamentos (narrativa); Os Sete Samurais (narrativa); Sala Especial de Justiça (sujeito/objeto); A Casa dos Espíritos (narrativa); A Missão (sujeito/objeto); 1492 (narrativa); Malcolm X (interação); A Rainha Margot (narrativa); O Nome da Rosa (narrativa); Herói (narrativa); Gandhi (narrativa); A Guerra do Fogo (narrativa); O Mestre dos Mares (narrativa); A Noite de Varennes (narrativa); Giordano Bruno (narrativa); Outubro (narrativa); O Encouraçado Potemkin (narrativa); Lutero (narrativa); Os Bostonianos (narrativa).
Serial-Killers: Seven – Os Sete Crimes Capitais (narrativa); Justa Causa (sujeito/objeto); Instinto Animal (narrativa); Hannibal (sujeito/objeto); O Silêncio dos Inocentes (sujeito/objeto); Psicose (narrativa); Táxi Driver (sujeito/objeto); Dragão Vermelho (sujeito/objeto); A Mente de um Assassino (sujeito/objeto).
Violência: Pulp Fiction (narrativa); Jackie Brown (narrativa); Kill Bill – vol. 1 e 2 (narrativa); Sin City (narrativa); Laranja Mecânica (narrativa); Os Imperdoáveis (interação/western); Clube da Luta (interação); Na Época do Ragtime (interação); Cães de Aluguel (narrativa); Relíquia Macabra (interação); Assassinato no Expresso do Oriente (interação); O Caso dos Dez Negrinhos (sujeito/objeto); A Outra História (narrativa); Assassinato em Gosford Park (narrativa); Os Olhos de Laura Mars (interação); Janela Indiscreta (narrativa); Dublê de Corpo (sujeito/objeto); Vestida para Matar (sujeito/objeto); Nova York contra o Crime (interação); Rios Vermelhos I e II (interação); Em Carne Viva (sujeito/objeto); Um Corpo que Cai (narrativa); O Colecionador de Ossos (sujeito/objeto); Janela Secreta (narrativa); O Talentoso Ripley (sujeito/objeto); O Retorno do Talentoso Ripley (sujeito/objeto); Matador (sujeito/objeto); Festim Diabólico (interação); O Novato (sujeito/objeto) .
Drama: 21 Gramas (narrativa); Sobre Meninos e Lobos (narrativa); O Homem Elefante (sujeito/objeto); Yentl (sujeito/objeto); O Lenhador (narrativa); Amistad (sujeito/objeto); Um Estranho no Ninho (narrativa); A Escolha de Sofia (interação); Faça a Coisa Certa (sujeito/objeto); Veludo Azul (interação); A Cor Púrpura (narrativa); Império do Sol (interação); Violência e Paixão (interação); Suspeitos (interação); Othello (interação); Hamlet (interação); Amarcord (interação); O Campeão (interação); O Touro Indomável (interação); Ali (narrativa); Antes da Chuva (interação); Luzes da Ribalta (interação); Tempos Modernos (sujeito/objeto); E o Vento Levou...(narrativa); Julia (narrativa); A Mulher do Tenente Francês (narrativa); Regras da Vida (sujeito/objeto); O Enigma de Kaspar Hauser (sujeito/objeto), Náufrago (sujeito/objeto); Uma Mente Brilhante (interação); Memórias de uma Gueixa (sujeito/objeto); Adeus, minha Concubina (interação); Lanternas Vermelhas (sujeito/objeto); A Rosa Púrpura do Cairo (narrativa); Hannah e suas Irmãs (interação); A Era do Rádio (narrativa); Tomates Verdes Fritos (interação); O Pianista (narrativa); Valmont (interação); Ligações Perigosas (sujeito/objeto); Casablanca (interação); Gilda (interação); Pelle, o Conquistador (sujeito/objeto); Dr. Jhivago (narrativa); Passagem para a Índia (narrativa); Lugar Nenhum na África (sujeito/objeto); Mulheres à beira de um ataque de nervos (narrativa); Esperança e Glória (narrativa); O Discreto Charme da Burguesia (narrativa); Out of África/Entre Dois Amores (narrativa); O Expresso da Meia-Noite (interação); O Pescador de Ilusões (interação); O Príncipe das Marés (sujeito/objeto); Os Amantes de Pont-Neuf (sujeito/objeto); Rocco e seus irmãos (interação); O Anjo Azul (interação); O Declínio do Império Americano (interação); As Invasões Bárbaras (interação); Rei Lear (interação); Paris, Texas (interação); Grand Canyon (narrativa); O Veredito (sujeito/objeto); Macbeth (interação); Sociedade dos Poetas Mortos (sujeito/objeto); O Tambor (interação); O Paciente Inglês (narrativa); Fale com Ela (sujeito/objeto); Casa de Areia e Névoa (interação); Dogma do Amor (narrativa); Menina de Ouro (sujeito/objeto).
Erótico: O Último Tango em Paris (sujeito/objeto); Beleza Americana (sujeito/objeto); A Bela da Tarde (sujeito/objeto); Calígula (interação); Nove e Meia Semanas de Amor (sujeito/objeto); Decameron (narrativa); Sexo, Mentiras e Videoteipes (sujeito/objeto); De Olhos Bem fechados (sujeito/objeto); Instinto Selvagem (interação); Lolita (interação); Querelle (interação); Kinsey (interação); Satyricon (narrativa); Paixão Turca (sujeito/objeto); O Império dos Sentidos (sujeito/objeto); Tess (sujeito/objeto); O Libertino (sujeito/objeto).
Histórias Entrecruzadas: Magnólia (narrativa); Crash (narrativa); Short Cuts – Cenas da Vida (narrativa).
Ficção Científica: 2001 – Uma Odisséia no Espaço (narrativa); A Ilha do Dr. Moreau (interação); Gattaca (interação); Minority Report (sujeito/objeto); Existenz (narrativa); Admirável Mundo Novo (narrativa); Alien, O Oitavo Passageiro (interação); Solaris (narrativa); Blade Runner – Caçador de Andróides (narrativa); O Enigma de Andrômeda (interação); Apollo 13 (interação); Missão Marte (interação); Armaggedon (sujeito/objeto); Guerra nas Estrelas (narrativa); A Guerra dos Mundos (narrativa); Tropas Estelares (narrativa).
Musicais: Buena Vista Social Club (narrativa documentarial); Ray (sujeito/objeto); Bird – A Vida de Charlie Parker (sujeito/objeto); Os Embalos de Sábado à Noite (sujeito/objeto); Nasce uma Estrela (sujeito/objeto); Hair (narrativa); Cabaret (interação); New York, New York (sujeito/objeto).
Esportes: Carruagens de Fogo (interação); Prefontaine (interação); O Milagre de Berna (narrativa); Grand-Prix (narrativa).
Terror: A Dança das Bruxas (narrativa); Helter Skelter (sujeito/objeto); Nosferatu (narrativa); Dr. Jeckyll and Mr. Hyde (interação); A Bruxa de Blair I (narrativa); O Chamado I e II (sujeito/objeto); Poltergeist (narrativa); Horror em Amytville (interação); Drácula de Bram Stoker (narrativa); O Último Portal (narrativa), O Exorcista (interação); Os Pássaros (narrativa);
Religiosos: Je Vous Salue, Marie (narrativa); Agnes de Deus (sujeito/objeto); Stigmata (sujeito/objeto); A Última Tentação de Cristo (narrativa); O Evangelho segundo Matheus (narrativa).
Documentário: A Marcha dos Pingüins (sujeito/objeto); Timor Leste (narrativa); Os Budas Gigantes (narrativa); Crianças de Beslan (narrativa); Shake Hands with the Devil (sujeito/objeto); Cinco Dias (narrativa).
Comédia: Deu a Louca no Mundo (narrativa); Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu...(interação); Se meu Fusca Falasse (narrativa); Monte Phyton (interação); Noiva Neurótica, Noivo Nervoso/Annie Hall (sujeito/objeto); Kimberley (narrativa); Fargo – Uma Comédia de Erros (narrativa); O Gosto dos Outros (sujeito/objeto).
Infantis/Desenhos: Rei Leão I e II (sujeito/objeto); O Príncipe do Egito (narrativa); Esses Homens Maravilhosos e suas Máquinas Voadoras (narrativa); O Maior Espetáculo da Terra (narrativa); A Bela e a Fera (sujeito/objeto); A Era do Gelo (narrativa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário