quarta-feira, 8 de julho de 2009

MATÉRIA - O Capital (Karl Marx)

O Capital – Karl Marx


Mais Valia Absoluta:

Produzida pelo prolongamento do dia de trabalho.

Mais Valia Relativa:

Contração do tempo de trabalho necessário para se produzir determinado produto. Necessitando, desta forma, alterar as condições técnicas e sociais do processo de trabalho, a fim de aumentar a força produtiva (Fordismo, taylorismo... e hoje o trabalho em casa, fazendo com que o trabalhador não perca tempo no transito).


O desenvolvimento da produtividade do trabalho na produção capitalista tem por objetivo reduzir a parte do dia de trabalho durante a qual o trabalhador tem que trabalhar para si mesmo (pagar seu salário), justamente para poder ampliar a outra parte durante a qual pode trabalhar gratuitamente para o capitalista.


Trabalho:

Atividade dirigida com o fim de se criar valor de uso, apropriar dos elementos naturais às necessidades humanas; é condição necessária entre o intercambio homem x natureza.

Trabalho Concreto:

Uma forma materializada, planejada, destinada a um fim (valor-de-uso), no qual está embutido e considerado todo o processo do trabalho.

Trabalho Abstrato:

Desaparece o trabalho corporificado no produto, logo as diferentes formas de trabalho concreto. Se reduz ao tempo de trabalho necessário para a produção de determinada mercadoria, possibilitando a comparação de valor entre elas.


A mercadoria

As mercadorias servem para satisfazer as necessidades humanas, sejam as providas do estomago ou da fantasia. Podemos destacar duas características presentes nelas, o valor-de-uso e o valor-de-troca.

Valor-de-uso:

Só se realiza com a utilização ou o consumo, constitui o conteúdo material da riqueza. São veículos do valor-de-troca.

Valor-de-troca:

O produto, para se tornar mercadoria, tem de ser transferido a quem vai servir de valor-de-uso por meio de troca, diferente, por exemplo, de tributos ou impostos, no qual não há uma troca em si (Sistema Feudal).

Com a transformação do trabalho concreto em abstrato podemos comparar produtos de acordo com o tempo necessário para a sua produção.

Assim para expressão o valor de qualquer mercadoria, expressamos sempre a dada quantidade de objeto útil.


Forma geral do valor:


1 casaco

10Kg de Chá

40Kg de café = 3g de Ouro = R$ 60,00

1 cadeira

4 camisas


- Tem o mesmo tempo de trabalho depositado.

-O ouro e atualmente o dinheiro vem a ser o equivalente geral de todas as mercadorias.

- Perde-se a essência do trabalho humano.


O fetichismo na mercadoria


O valor transforma cada produto do trabalho em hieróglifo social.

“Uma formação social em que o processo de produção domina o homem e não o homem domina o processo de produção.” Marx.

Os valores distorcem o trabalho humano como igual. A mercadoria oculta o trabalho humano concreto.

Fetiche da mercadoria à O caráter misterioso da mercadoria. O produto aparece sem demonstrar o processo de produção social, ganha uma “vida” independente.

- Encobre a relação social que produz a mercadoria.

- Um desejo não alcançado (carro esportivo, sonho de consumo...).

- Falsa necessidade.

- O dinheiro sendo o maior do fetiche.

- Se atribui um valor social a mercadoria.

- Em constante evolução no capitalismo.

O que importa é o objeto, não as relações sociais em que é feito; separação.


Alienação


Termo vem do latin Alienare, que significa separação, isolamento.

1º Processo de alienação: Homem x Natureza.

- Através do trabalho, modificando a natureza.

2º Processo de alienação: Homem x Homem.

- Desigualdades entre os homens, como a de gênero e a maior divisão do trabalho com o desenvolvimento de novas técnicas de trabalho.

3º Processo de alienação: Homem x Objeto produzido.

- O excedente. O controle que era inicialmente comunitário passa a ser controlado por alguém. Uma relação direta com o objeto produzido e não mais com a natureza e com sua produção.

Alienação cria a propriedade privada

Nasce o conceito de classe.

Alienação à Perda de humanidade.

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