terça-feira, 4 de agosto de 2009

Matéria - Durkheim

Durkheim

Durkheim vai analisar as causa que levam a Divisão do trabalho, e quais serão seus efeitos antagônicos. A sociologia para ele era análoga a medicina, uma vez que buscava estudar as patologias sociais.

- Diferenciou a sociologia das demais ciências sociais.

- Enfatizou o uso de dados empíricos para suportar especulações teóricas.

- Funcionalismo (fato social).

- Focalizou a divisão do trabalho e suas conseqüências para a vida social.

- Postulou a consciência coletiva como fonte comum dos valores e crenças sociais.

- Seus estudos sobre parentesco e religião ainda são considerados importantes e atuais.

CONCEITOS EM DURKHEIM


A Instituição Social

É um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade.

As instituições são, portanto, conservadoras por essência, quer seja família, escola, governo, polícia ou qualquer outra pela manutenção da ordem.


Anomia

Uma sociedade sem regras claras (num conceito do próprio Durkheim, "em estado de anomia"), sem valores, sem limites leva o ser humano ao desespero. Preocupado com esse desespero, Durkheim se dedicou ao estudo da criminalidade, do suicídio e da religião. A anomia foi percebida no período de transição entre o feudalismo e o capitalismo, ou mundo moderno. É um estado de falta de objetivos e perda de identidade. Ausência ou desintegração das normas sociais, valores enfraquecidos.


Consciência Coletiva

“Conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria.”

Formas padronizadas de conduta e pensamento. Essa constatação está na base da que Durkheim chamou de consciência coletiva. Ex: Linguagem.


Solidariedade Mecânica

Sociedades onde os indivíduos diferem pouco entre si, partilhando os mesmos valores e sentimentos. Tem coesão porque os elementos individuais são similares. (Ex: família, clãs, grupos segmentares, agrupamentos por semelhança).


Solidariedade Orgânica

Resultante da crescente divisão social do trabalho, exigida pelas tarefas economicas menos simples. Representada por nossa atual sociedade, ela vem a trazer diversos conflitos a convivencia em grupo.


Direito restitutivo

Caracteristico da solidariedade Orgânica, é baseada em impedimentos, visa reordenar o bom funcionamento da sociedade, como é o caso do direito comercial, constitucional e administrativo.


Direito repressivo

Caracteristico da solidariedade Mecanica, onde há mais coesão entre os individos e o grupo. A função do castigo não é exatamente o de amedrontar ou dissuadir o criminoso, mas sim satisfazer a consciência coletiva que foi atingida pelo desvio de um de seus membros.


A pena não serve – ou só serve secundariamente – para corrigir um culpado ou para intimidar seus possíveis imitadores, sob este ponto de vista sua eficácia é duvidosa. Sua verdadeira função é manter intacta a coesão social, mantendo toda a vitalidade da consciência comum.


Comunidade

“A comunidade é a fusao do sentimento e do pensamento, da tradição e da ligação intencional, da participação e da comunhão. Pode ser identificada ou encontrar sua expressao simbolica na religião, na nação, na raça, nas cruzadas.” (Sociologia e Sociedade. pág 216) Sua forma maior se encontra na família.

Tudo o que é confiante, íntimo, que vive exclusivamente junto, é compreendido como a vida em comunidade.


Sociedade

“A sociedade, pela convenção e pelo direito de um agregado, é compreendida como uma soma de individuos naturais e artificiais, cujas vontades e dominios se encontram em associações numerosas, mas que permanecem, entretanto, independentes um dos outros e sem ação interior recíproca.” (Comunidade e Sociedade. pág 113).

“No seu mais importante sentido, entendemos por ‘sociedade’ uma espécie de contextura formada entre todos os homens no qual uns dependem dos outros, sem exceção; na qual o todo só pode subsistir em virtude da unidade das funções assumidas pelos co-participantes, a cada um dos quais se atribui, em principio, uma tarefa funcional; e onde todos os individuos, por seu turno, estao condicionados, em grande parte, pela sua participação no contexto geral.” (Sociologia e sociedade. pág 222).

Hobbesà O trunfo da razao. O contrato assegurando a propriedade privada, mantendo ordem no conflito proeminente, a sociedade burguesa consolidado suas raizes. Do estado natural para o poder do estado legal.


Divisão do trabalho social

A divisão do trabalho social decorre de um fenômeno social que agrupa os seguintes fatores: volume, densidade material e densidade moral.

O volume pode ser considerado o número de indivíduos que integram uma sociedade. A densidade material se refere ao número de indivíduos em relação ao espaço, ou território, onde vivem. A densidade moral representa o grau de intensidade das comunicações e trocas entre os indivíduos (interação social). Hoje a mídia passa noticias propiciando a formação de uma consciência coletiva espontânea, estimulando opiniões, a moda entre outros.

Segundo Durkheim, o volume, por si só não é o fator determinante da diferenciação social. É imprescindível que haja densidade material e moral para provocar o processo de divisão do trabalho social.

“E quanto os laços sociais se desamarram? O autor está preocupado justamente com tal situação, quando não há a produção de solidariedade e a sociedade se desintegra. Nesse caso, conforme os próprios exemplos dados por ele, as crises comercias e industriais, a luta entre o trabalho e o capital, a divisão extremada no interior das ciências...é quando surge o que ele chama de anomia, ou, divisão do trabalho anômica.” (Prof. Sílvio Camargo)


Fato social[1]

Durkheim define fato social do seguinte modo: “consistem em maneiras de agir, de pensar e sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem” (p. 48).

O autor nos aponta assim que os fatos são um grupo determinado de fenômenos que possuem três características fundamentas: a) exterioridade; b) coercitividade; c) generalidade.

Os fatos sociais para ele não podem ser confundidos com fenômenos psíquicos ou com nossa consciência individual, mas são exteriores a nós, existem fora de nossa consciência, eles possuem, portanto, uma vida própria frente a qual o investigador deve analisá-los com o máximo de objetividade, que já é, aliás, uma das regras do método.

O caráter de coercitividade do fato social significa que estes exercem um poder externo sobre o indivíduo, isto é, eles existem na própria sociedade e se colocam como formas de “agir, pensar e sentir” com as quais nós não chegaríamos espontaneamente, sobretudo quando consideramos a educação das crianças, e diz Durkheim que: “se com o tempo, esta coerção deixa de ser sentida, é porque pouco a pouco dá lugar a hábitos, a tendências internas que a tornam inútil, mas que não a substituem senão porque dela derivam” (p. 49).

O termo coerção para o nosso autor é bastante amplo, possuindo um sentido mais geral do que comumente atribuímos a ele. Deste modo, o termo coerção se mostra ora em uma acepção forte, como no caso de um crime que é reconhecido pelas sanções que ele implica, ora de forma mais problemática, como no caso da moda, isto é, o fato de os indivíduos de uma determinada sociedade adotarem padrões similares de vestimenta.

A terceira característica é a generalidade, que diz respeito à “difusão que apresenta no interior do grupo”, isto é, se refere a algo que não ocorre de forma isolada e esporádica, mas sim a algo que tem a propensão a generalizar-se em uma dada sociedade.”( Prof. Sílvio Camargo)

Dormir, comer, beber, entre outros, não são fatos sociais porque só a pessoa pode praticar e, se não o fizer, não sofrerá punição. Se fossem fatos sociais a sociologia não teria objetivo próprio e seu domínio se confundiria com o da biologia ou psicologia.


Representações coletivas

São as visões de mundo estabelecidas em determinado momento histórico (em uma determinada época) e em determinada sociedade. É muito semelhante a idéia de cultura, cultura está que vai dominar o individuo, se sobrepor a ele, em suas decisões. A comunhão dessas representações coletivas é por ele chamado de solidariedade. Observamos que o individuo tem pouca ação própria na teoria de Durkheim.


Funcionalismo[2]

Para Durkheim as formas de explicação não são só causais e sim funcionais (causa e função), como exemplo através da biologia (solidariedade orgânica, por exemplo, cada parte do carpo exerce uma função como na sociedade) . O ponto crucial para a análise funcional é a afirmação de Durkheim segundo a qual a função de uma instituição social é a correspondência entre ela e as necessidades do organismo social.



Fontes:

www.fo.usp.br/departamentos/social/ciencias_sociais/ciencias_sociais_arquivos/funcionalismo.pdf

· www.wikpedia.com.br

· www.educacao.uol.com.br/sociologia/suicidio2.jhtm

· www.experienciaecritica.blogspot.com (postado em 4 de Março de 2009)

· Foracchi, M; Martins, José. Sociologia e Sociedade (leituras de Introdução à sociologia) 22ª Tiragem. LTC.

· Tonnies, F. Comunidade e Sociedade. Florestan Fernandes (Org).



Vale a pena ler o artigo neste seguinte blog (em cache).

[2]www.dirftc.net/index.php?option=com_content&view=article&id=52:funcionalismo-de-durkheim&catid=46:aulas&Itemid=70

Um comentário:

  1. Ainda na filofis nunca se viu um cara para interpreta tão bem.

    ResponderExcluir