(UEL – 2008)
Observe os quadrinhos:
(QUINO. Mafalda. São Paulo, n. 9, p. 2, 2002.)
Com base nos quadrinhos e nos conhecimentos sobre os meios de comunicação de massa (MCM), assinale a alternativa que explicita algumas posições do debate teórico sobre esse tema.
A) As reflexões da personagem Mafalda sobre as propagandas levam-na a concluir que sua mãe precisa adquirir os produtos, que as crianças podem assistir TV e brincar, dosando suas tarefas diárias, o que revela a pertinência das teorias que vêem os MCM como mecanismos de integração social.
B) A personagem Mafalda obedece às ordens de sua mãe, assiste à TV e encanta-se com as promessas das propagandas, corroborando com as teorias pessimistas sobre o papel dos MCM e a passividade dos telespectadores.
C) A atitude da personagem Mafalda demonstra a crítica aos artifícios da propaganda que ressalta a magia da mercadoria, prometendo mais do que ela realmente pode oferecer, e que os sujeitos nem sempre são passivos diante dos MCM.
D) Ao sair para brincar após assistir à TV, a personagem Mafalda sente-se mais livre e feliz, pois descobriu o quanto alguns produtos anunciados pelas propagandas melhoram a vida doméstica de sua mãe, reproduzindo aspectos da cultura erudita e do modo de vida sofisticado, como acreditam as teorias “otimistas” sobre os MCM.
E) A mãe da personagem Mafalda admira-se da inteligência da filha, que compreendeu muito bem os poderes dos objetos anunciados nas propagandas de TV, reforçando as teorias sobre o papel educativo e de emancipação dos MCM.
Porque não a “B”
1- Primeiramente o enunciado pede para responder a questão de acordo com o quadrinho e nos conhecimentos sobre os meios de comunicação de massa (MCM).
2- Na resposta b, afirma que Mafalda está encantada com as promessas das propagandas. O que podemos observar na verdade é a expressão de tédio e preocupação em suas faces, logo no segundo quadrinho.
3- SE ela corroborasse com as teorias pessimistas sobre os MCM, ela não teria se encantado com as promessas das propagadas, e sim teria uma formação crítica.
4- “...a passividade dos telespectadores”. Mafalda e sua mãe não foram passivas. Mafalda pode ter usado do que viu na TV para fazer com que sua mãe a liberasse para brincar no parquinho. Mesmo que não fosse esta a intenção de Mafalda desde o inicio, a sua mãe não ficou passiva diante das informações dos MCM, e sim incomodada, liberando-a para brincar no parquinho. Caso contrario, teria deixado ela continuar assistindo TV, segura em casa.
Resposta C
A resposta “c” por sua vez ressalta o fetichismo da mercadoria, um valor sobrenatural que se dá a uma mercadoria que vai alem do seu valor-de-uso, e um meio muito utilizado pelos MCM para fazer com que os produtos sejam consumidos, muitas vezes sem necessidades. Sua mãe não sendo passiva a esta “magia da mercadoria” a libera para brincar no parquinho, ressaltando que os sujeitos nem sempre são passivos diante dos MCM.
Estou acessível a comentários e novas visões sobre a questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário