sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Análise do filme: Círculo de fogo.


UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
METODOLOGIA E TÉCNICA DE PESQUISA II
Prof. Dr. Gilberto Barbosa Salgado
Data: 06/11/06
Autor: Eustáquio de Carvalho Sant´Ana
Análise do filme: Círculo de fogo.

“O homem é lobo do próprio homem” (Hobbes). Esta frase pode se resumir bem no filme “Circulo de fogo”. Ele inicia com um garoto, Vassili, o personagem principal ainda criança caçando lobos com seu avô que lhe ensina as habilidades da caça.
Quando adulto é enviado a guerra, Stalingrado, como simples soldado. Stalingrado é um ponto estratégico importantíssimo na guerra na qual a Rússia tenta a todo o custo defende-la do ataque nazista que já dominara boa parte da Europa. A região ao Leste com os campos petrolíferos do Cáucaso é um fundamental ponto estratégico da guerra, além das próprias industrias militares da cidade.
Segundo o filme, os Russos não conseguem conter o avanço nazista. Os soldados são desprovidos de esperança e obrigados a lutar, pois, se recuarem, são mortos pelos próprios oficiais sendo considerados covardes, se avançarem, da maneira como é imposta, são metralhados pelas trincheiras Nazistas. Então em uma destes avanços em que inúmeros soldados morrem, Vassili sobrevive e se finge de morto entre os vários corpos estendidos pelo campo, encontrando seu futuro comparsa, Danilov, um escritor, soldado político e comissário que suicidamente se aventura a fazer com que seus escritos cheguem aos Nazistas como uma propaganda de guerra. Danilov se admira quando Vassili pega um rifle e mata cinco oficiais nazistas com grande precisão.
A partir daí Vassili é o novo herói soviético, este descoberto por Danilov, que na troca de general aponta a este herói como o novo meio de renovar o “espírito” soviético. Era o que o exército precisava para dar coragem aos seus homens e aumentar a moral deles sustentando a guerra. Danilov e Vassili são promovidos, o primeiro um poeta no qual trabalhava para o marketing da guerra russo, um homem mergulhado em seus ideais socialistas, o segundo, um atirador de origem pobre que com poucas instruções sonhava em ser dono de uma fábrica.
Ambos estariam prestes a disputar o coração de uma jovem moça, Tânia. Eles a encontram em uma casa, ela fazia parte de uma resistência de moradores da cidade, uma moça que estudou na Universidade de Moscou e que também está a lutar pelos seus ideais, tendo aprendido a atirar com seu pai que já previa guerra, e no meio do trama foi morto por nazistas junto com sua mãe.
Vassili então se torna com a ajuda do marketing da guerra uma figura que desmoraliza os soldados nazistas, dificultando seu avanço. Marketing este tanto usado pelos nazistas durante a guerra. Hitler foi um dos primeiros a perceber o poder da propaganda vinculada aos meios de comunicação. Mexendo com o espírito alemão com a grandiosidade e com os efeitos das grandes apresentações, dos grandes desfiles. Tudo isso levando a uma grande manobra de massas e entusiasmando os soldados alemães. Este tipo de estratégia é vista no filme contra os soviéticos logo de inicio. Um carro de som dizia ao povo soviético a se entregarem, que não havia saída, que o inimigo era Stalin.
Os russos usavam Vassili com este propósito, criar esperança e coragem aos soldados. Logo os nazistas chamam um de seus melhores atiradores, Major Konig, para matar Vassili. Os russos colocam um homem que conhecia Konig, o soldado Koulikov, para instruir Vassili nessa batalha pessoal. Koulikov havia sido torturado pelos os próprios soviéticos após voltar da Alemanha tido como espião, este desacreditava em qualquer ideal socialista. “Mais do que um confronto entre paises, isto é a essência da luta de classes” (dizia Danilov, pelo fato do contratado nazista ser um nobre caçador de veados e Vassili um pobre caçador de lobos).
Tânia se apaixona por Vassili e ajuda-o em um momento contra o atirador alemão, mas após ser ferida por uma granada volta a vê-lo apenas quando a guerra termina, 180 dias depois. Danilov percebendo o romance dos dois por um instante trai Vassili por ciúmes de Tânia, acusando-o de desertor, fato que não se repercutiu. Posteriormente pede desculpas no final se colocando a vista do atirador Konig, conseqüentemente dando a posição dele e permitindo com que Vassili termine a sua batalha matando-o.
Antes de morrer Danilov percebendo que nunca poderia ter o amor de Tânia e achando que ela tinha morrido no acidente que sofrerá, se sente culpado pelos fatos ocorridos. Danilov aos poucos se deixou envolver pelo poder a qual acendia, não conseguindo mais ver a sua verdadeira luta, quando viu o que estava fazendo com seu companheiro já era tarde, a cobiça pelo amor de Tânia e pelo poder já o tinha dominado. Alem do amor de Tânia, perde também todo o sentido de sua vida, sua ideologia e seus sonhos de uma sociedade justa e igualitária, dizendo nas seguintes palavras a Vassili:
“O homem sempre será homem. Não há um momento novo. Tentamos criar tanto uma sociedade que fosse igual, na qual não houvesse do que invejar do vizinho. Mas sempre há algo para dar inveja... um sorriso, uma amizade, algo que você não tem e que quer ter. Neste mundo, mesmo no soviético, sempre haverá ricos e pobres. O rico em dons, o pobre em dons. O rico no amor, o pobre no amor”.

Com essa reflexão voltamos a concepção da natureza decaída do homem, esta provocando a guerra com a completa destruição e as milhares de mortes. Como diz Hobbes: “o homem é lobo do próprio homem”. Vassili não mais caça lobos, mas seu inimigo, por uma causa que ele próprio de inicio desconhecia, mas que depois, a partir de seu envolvimento na guerra se tornou algo pessoal, defender seu amor e suas crenças. O desejo de ser reconhecido pelo próximo na busca incessante por poder, fazendo com que os homens se façam reconhecidos pelo o que eles possuem, e por este reconhecimento são capazes de lutar até a morte e de levar com sigo nações inteiras.
Ainda sobre a natureza humana, percebe-se, como o garoto, Sacha, ainda criança se vende por chocolates, e outras guloseimas ao Major Konig em troca de informações de Vassili. Deve-se observar que é apenas uma criança e na situação de guerra que se encontrava aquelas comidas era uma grande tentação para o garoto. Por sua vez, também ajudava o exército soviético contando as posições do Major. Em seguida, mostrando sua emoção quando achou que Vassili tinha morrido, Konig descobre o verdadeiro lado em que o garoto lutava e mata-o.
O filme mostra de maneira bem detalhada e real os fatos desta batalha, como os civis que tentavam evacuar a cidade, mas eram muitas vezes impedidos de atravessar o rio, e corpos que se encontrava por toda parte. Uma Carta recolhida de um oficial russo mostra bem as cenas reproduzidas no filme:
“ A enorme cidade, que se estende por 50 quilômetros ao longo do Volga, era um mar de chamas. Tudo em volta ardia e tombava. A tristeza e a morte invadiram milhares de residências em Stalingrado.
As tropas do 62.o e do 64.º exércitos recuavam para a sua derradeira posição, dentro da cidade. As estradas estavam coalhadas de refugiados. Camponeses das fazendas coletivas punham-se a caminho com a família e o gado, quando não portavam também os seus instrumentos agrícolas, convergindo para as barcas do Volga.
De vez em quando uma granada alemã caia no rio, mas este canhoneiro indiscriminado não era perigoso... À distancia, via-se o embarcadouro opinhado de gente. Quando chegamos mais perto, observamos a quantidade de feridos que era retirada de trincheiras, de crateras de bombas e de abrigos. Havia também muitas pessoas carregadas de trouxas e de maletas que se tinham abrigado das bombas e granadas. Ao verem a barca se aproximar todos correram para o embarcadouro, tendo em mente apenas o desejo de escapar, de passar para o outro lado do rio, para longe de suas casas destruídas, para longe da cidade que se transforma num inferno. Os olhares eram profundamente tristes e as lagrimas corriam pelas faces suadas e poeirentas, dando-lhes um aspecto desolador. As crianças tinham sede e fome, na choravam, gemiam e estendiam os bracinhos para a água do Volga.” (Alexander Werth, A Rússia na guerra, v.1, p.487-488.)

                 Um fato que se coloca no filme, mas não evidente, é a questão da diferenças de classes. Em dois momentos isto se torna evidente, o primeiro é quando o Major Konig, chega de trem, o trem para do lado do vagão de soldados feridos e colocados a dezenas que observavam o major em seu conforto lendo seu livro confortavelmente, quando percebe o vagão ao lado ele abaixa a cortina. Um outro ponto é quando os generais dão o comando para avançar e metralham aqueles que voltam, como mencionei estes tidos como covardes. Esta posição do general se assemelha a de vários séculos na qual apenas dão ordens e observam a batalha.
                    A batalha de Stalingrado terminou com a chegada do inverno russo, que mais uma vez os ajudou, relembrando a tentativa de invasão napoleônica na qual milhares de soldados morreram. O frio foi essencial a vitória soviética, e o despreparado do exercito nazista a ele, que já se enfraquecia por vários ataques do Oriente e do Ocidente, além da cansativa guerra de trincheiras que permitiu a vitória. Esta batalha terminou com a perda de grandes números de homens, tanques e aviões nazistas.
             Em várias guerras, imagino que quase todas as nações tenham seus heróis, alguns verdadeiros outros criados. Vassili se tornou um herói, e por momentos sabia que muitas vezes não era realmente aquilo que seu amigo dizia nos panfletos. Mas foi verdadeiro nas batalhas e encorajou e deu esperanças aos soldados soviéticos, sem querer ser propositalmente herói, o foi pelo destino e por suas habilidades. Por um momento ele fez a mídia, por outro a mídia o fez. Vassili foi condecorado várias vezes a ordem de Lênin, e se tornou um grande símbolo da vitória soviética.


3 comentários:

  1. Gostei muito de sua análise vou levar aos meus alunos, obrigada.
    Professora de História
    Márcia Carrinho Muniz

    ResponderExcluir
  2. me ajudou muito essa análise pq eu precisava saber
    coisas sobre esse filme
    pro meu trabalhoe isso me ajudou muito

    ResponderExcluir