sexta-feira, 12 de março de 2010

A sociologia


Para que a sociologia?

Para se pensar aquilo que fazemos sem pensar!

Os 5 Macacos
Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa sala de testes. Bem ao centro, havia uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, um jato de água fria era acionado em cima dos que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e enchiam de pancada. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então os cientistas substituiram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada.
Um segundo macaco veterano foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato.
Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu.
Um quarto, e afinal o último dos veteranos, foi substituído.
Os cientistas, então, ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se possível fosse perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:
- "Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui".

Na nossa sociedade nos comportamos como o grupo dos cinco macacos na história acima. Não nos questionamos sobre vários processos que acontecem em nossa sociedade. Porque as pessoas se submetem ao preconceito? Porque tenho que obedecer a determinadas ordens, costumes, maneiras de agir, pensar e comportar?

Será que pensamos sempre em nossas ações em sociedade, no que elas estão baseadas?

A sociologia desta forma, utiliza da geografia, historia, filosofia, e outras áreas para buscar explicar o comportamento humano em sociedade. Ela estuda os fenômenos sociais, ou seja, as relações que os indivíduos estabelecem entre eles e a natureza, gerando normas de comportamento, atitudes, formação de grupos e elaboração de idéias.

Ela atua explicando fenômenos de diferentes formas...
Os males do cigarro por exemplo:
-A química nos mostra as substancias danosas encontradas no cigarro;
-A biologia mostra o processo de deteorização do pulmão com estas substancias;
-A psicologia mostra os efeitos psicológicos de determinadas substancias e suas dependências.

Mas será que só tem estas explicações? Porque indústrias continuam a produzir um produto tão maléfico? Porque o governo continua a desembolsar milhões por ano em tratamento de doenças e não passa estes custos aos produtores (uma vez provado seus malefícios)?

Entra ai a sociologia, que vai explicar os interesses econômicos das grandes multinacionais, o poder da mídia na persuasão dos indivíduos, cujo objetivo é sempre o lucro, este que por sua vez é motivado pelos governos.

A sociologia busca, portanto, uma visão critica da sociedade, para que os estudantes não aprendam somente a “apertar parafusos”, a ter apenas um conhecimento técnico e não um conhecimento do mundo a sua volta. Buscando fazer com que o jovem passe a refletir sua sociedade e ter consciência de sua cidadania, socializando-se.
Não é à toa que a sociologia foi excluída das escolas durante a ditadura militar e voltou recentemente como matéria obrigatória no ensino médio.

Conceitos:
Socialização: Processo pelo qual os indivíduos formam a sociedade e são formados por ela. Não estamos sozinhos no mundo, estabelecemos relações com outros indivíduos e criamos regras de convivência. O individuo é desta forma um produto social, tudo o que eles fazem é determinado por outros grupos de indivíduos (sociedade). Mas as regras são dinâmicas, os indivíduos podem mudá-las com o tempo.

Ideologia: Quando a mudança é buscada por um grupo considerável de pessoas, temos ideologia, formando movimentos sociais.

A sociologia e o senso comum
(lembram de Matriz? pírula vermelha ou azul?)

A sociologia, conseqüentemente, diferente do senso comum, busca conhecer as causas dos diversos problemas que afligem nossa sociedade. Seja duvidas e questionamentos, sejam problemas sociais, como a violência, a discriminação, entre tantos outros.

O senso comum por sua vez repete idéias já concebidas e tidas como verdadeiras... que mulher é menos inteligente que o homem, preconceitos racistas, machistas entre outros que vão sempre fortalecer a discriminação.

Uma rápida explicação sociologia para a mulher ganhar menos que o homem, por exemplo, estaria no fato que ela sempre foi excluída da economia, das primeiras instituições de ensino, do mercado... por isso não tiveram uma presença tão marcante como o homem na historia, agora que as oportunidades estão começando a se igualar elas já conquistam seu espaço no mercado, ainda assim com dificuldades. O mesmo podemos dizer sobre os negros, escravizados por um longo período e sem acesso a educação de qualidade, ainda hoje enfrentam preconceitos e discriminações.

O nascimento da sociologia

A sociologia nasceu devido às grandes transformações que a sociedade passou nos últimos séculos, buscando compreender no que poderia resultar tantas transformações (religiosa, política, social, econômica, cultural...), para onde estaríamos caminhando? O que estaria ocorrendo com nossa sociedade?

Algumas das grandes transformações... (não na ordem dos fatos).

Revolução industrial 1ª e depois a 2ª.
Capitalismo.
Revolução francesa.
Surgimento das cidades - urbanização.
Modo de vida precário (problemas sociais).
Surgimento da classe trabalhadora (proletariado).
Luta de classes (proletários x burgueses).
Reforma Protestante.
Renascimento.
INDIVIDUO.
Ciências.
Racionalismo.
Positivismo.
Socialismo.

A sociologia é uma ciência nova que tem pouco mais de um século, surgindo a partir dessas intensas modificações na sociedade. Era necessário haver explicações para todas estas mudanças. Hoje a sociologia, como foi dito, se preocupa em estudar a sociedade de diferentes ângulos, a partir de diferentes temas (família, religião, gênero, etnia, cultura...).


OLIVEIRA, Luiz Fernandes; COSTA, Ricardo Cesar. Sociologia para Jovens do século XXI. Rio de Janeiro: Mundo Imperial, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário