quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O desmatamento da Amazônia

Uma pequena parte da minha monografia no qual relaciono o desmatamento da Amazônia com a pecuária. É evidente que qualquer cultura em larga escala vêm a trazer danos ambientais, seja a cana-de-açúcar, a pecuária ou a soja... mas a conclusão que quero chegar junto com a postagem acima é que quem estiver no cargo de Ministro do Meio Ambiente e for uma pessoa que tem realmente fortes ideais, possivelmente será colocada fora ou sairá por conta própria como fez a Ex Ministra Marina Silva.


Este fato reflete as relações de poder emaranhadas como sempre nas políticas públicas e econômicas de nosso país, afinal de contas, um governador que faz um pronunciamento desses certamente acredita que não será atingido devido suas influências políticas ou o próprio poder político e econômico.


...

Outro site de noticias, o Alerta em Rede, frisou no dia 28 de janeiro de 1998, que a agricultura e a pecuária são as principais causas de desmatamento da Amazônia, com dados do IBAMA e do INPE. Segue-se o seguinte trecho:

“Demorou, mas aconteceu. O recente relatório sobre o desflorestamento da Amazônia brasileira, elaborado pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) em conjunto com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), aponta como principal causa do desmatamento da Amazônia a "conversão" da floresta em áreas para a agricultura e pecuária.”[i]

O portal da globo.com, o G1, não deixou de associar o desmatamento da Amazônia e a pecuária. Em uma matéria no dia 31 de janeiro de 2008, a então polêmica ministra Marina Silva culpou a pecuária pelo desmatamento daquela floresta:

“Se faz o desmatamento predatório, tirando de forma irresponsável as árvores nobres. Não é plano de manejo. Aquilo ali é uma rapina. Depois se ateia fogo de forma criminosa e se joga capim. 70% da ocupação dessas terras que são degradadas são feitas pela atividade da pecuária. Sorte que nos estamos fazendo um trabalho que respeita aqueles que estão fazendo sua atividade de forma correta e vamos publicar a lista desses, mas vamos publicar a lista dos 150 maiores contraventores sim e vamos fazer esse trabalho em parceria com governos estaduais, municipais, próprios setores, aqueles que querem blindar os seus investimentos de forma responsável dessa narrativa perversa de que estão produzindo em prejuízo da Amazônia. Existem as pessoas sérias e existem aqueles que estão destruindo a Amazônia. Para os sérios vamos fazer o devido reconhecimento, para os criminosos o rigor da lei”, disse a ministra.[ii]

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou na mesma matéria “não acreditar que o país esteja passando por um novo surto de desmatamento e que houve ‘alarde’ na divulgação dos números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)”.

Por volta do dia 13 de Junho de 2008, a Ministra Marina Silva pediu demissão do cargo devido à resistência do governo a aprovar projetos ambientais e ter aprovado obras sem seu aval. [iii] Em nota, a WWF e o Greenpeace, além de outras organizações de defesa ambiental, lamentaram a saída da ministra e criticaram o governo brasileiro pelo descaso com a natureza.

O desmatamento da maior floresta tropical no mundo não pára. Segundo fontes do portal G1, encontrados no Globo Amazônia, a cada duas horas uma área igual a do Parque do Ibirapuera em São Paulo foi devastada, em Setembro de 2008. [iv] Sendo que, neste mês, o desmatamento foi baixo, comparado a outros meses, como mostra o gráfico seguinte.

Estes dados têm como objetivo demonstrar a gravidade em que se encontra a Floresta Amazônica e a ligação do desmate e da pecuária.

Um comentário:

  1. sou estudante de geografia e direito e gostei muito dessa materia pois vai me ajudar na apresentação de seminarios e aforma como foi abordado o tema foi de grande ajuda tanto na geografia como no direito ambiental...cristiano m castro.....

    ResponderExcluir